Guia de Primeiro Emprego

OOOOOOOOOOOOOOOI AMORES!
Como vocês estão?
O post de hoje é um assunto que eu sei que interessa muito as meninas de hoje em dia. "Onde conseguir um bom emprego na minha idade?" "Já posso trabalhar na minha idade?"
Eu vim aqui falar um pouco sobre a minha experiência em primeiro emprego, algumas dicas para entrevista e etc...



Bom meninas, o primeiro motivo que eu quis trabalhar e que muitas meninas também colocam como primeiro motivo é: ter o seu o seu próprio dinheiro. Eu sempre quis ser independente dos meus pais para comprar as minhas roupas, maquiagens, meus sapatos e etc...
Eu decidi que eu queria trabalhar quando eu queria comprar aquela roupa e enchia o saco da minha mãe até ela comprar para mim, e depois a roupa ficava guardada no meu roupeiro e eu nunca usava. Ai minha mãe ficava reclamando pra mim que só gastou dinheiro atoa. Esse foi um dos motivos que eu quis trabalhar, para não ter mais isso, porque se eu comprasse algo e não usasse o dinheiro que foi gasto atoa foi o meu.
Outro ponto que me motivou a querer começar a trabalhar, foi eu querer perder a minha timidez. Eu sempre fui muito tímida para falar com as pessoas, perguntar, conversar, argumentar e lidando com outras pessoas eu perderia a minha timidez.
Então, o primeiro passo é você fazer uma lista de todos os motivos que fazem você querer trabalhar. Depois  o mais importante: converse com os seus pais. Mostre á eles porque você quer trabalhar, converse com calma e vá convencendo eles.
Meus pais sempre me apoiaram quando eu disse que queria, o único medo deles era eu ter que andar sozinha, pegar ônibus e tudo mais. Creio que vai ser o medo dos pais de vocês também.
Depois que você se decidiu, conseguiu convencer eles, vamos a procura do emprego. Hoje está muito mais fácil conseguir emprego para os jovens. Eu comecei como menor aprendiz, é uma etapa antes do estágio. Eu fiz no Senac, o menor aprendiz funciona assim: você se inscreve no senac ou em outra agência (como o ciee, etc..), ou até mesmo em uma empresa que tenha esse programa. O menor aprendiz tem duração de 10 meses, sendo divido 5 em curso e 5 de prática na empresa. O curso que eu cursei foi de administração, eu estudava de manhã e detarde eu ia para o curso que era todos os dias. Quando você completar os 5 meses de curso, você será redirecionado a empresa que lhe contratou, e antes que eu esqueça, todo os 5 meses de curso você já está recebendo seu salário, que varia de R$ 200 á R$ 400 .
Quando chegar na etapa da empresa você vai trabalhar mesmo, vai passar 5 meses tendo colegas de trabalho, chefe, trabalhos e etc.
O menor aprendiz pode ser feito por jovens de 14 á 20 anos e é com carteira assinada, então do seu salário é descontado passagem e inss. São 4 horas por dia, de segunda a sexta.
Depois do menor aprendiz, temos o estágio! O estágio, pode ser iniciado por jovens de 16 anos, o salário varia de R$ 400 á R$ 600 para  quem está no ensino médio e, pode variar R$ 600 á R$ 1000 ou até mais para quem está cursando um técnico ou uma faculdade. São 6 horas por dia e dependendo do emprego, pode trabalhar sábado.
Quando conseguir um estágio, é super importante para entrevista seguir esses passos:

  1. Ir bem vestida, mas não "CHEGUEI". Vá com uma roupa que diga que você é madura, simples e ao mesmo tempo elegante. Ex.:   Jeans, com uma blusa delicada, sapatilha;
  2. Nada de exagerar no make! Vá com uma pele bonita, um rímel, blush e um batonzinho nos lábios cor da boca ou rosinha, que você vai ficar super bem;
  3. Treine em casa, falar de você, faça sua auto avaliação. Saber falar sobre você é essencial! Acreditem!
  4. Não comece a rir durante a entrevista e, não fique com cara de quem não sabe o que falar. Eu sei muito bem que é difícil mas aja naturalmente e converse normal;
  5. Demonstre interesse e conhecimento pela empresa. Quando você mostrar que ando pesquisando e se informando sobre a empresa, eles vão ver que você realmente está interessada em estagiar ali;
  6. Seja clara e objetiva ao falar, não enrrole e não fale gírias.
Eu atualmente estou estagiando em uma empresa, trabalho de segunda a sábado, por isso as vezes eu não posto aqui. 
O que eu tenho para dizer é que assim como todo emprego, cansa, e ás vezes você quer ficar em casa, olhando sessão da tarde. Mas, é super bom ter o seu dinheiro, comprar suas coisas, ser independente, poder conhecer novas pessoas, lugares.
Então meninas, pensem bastante antes de começarem, pesquisem em agências da sua cidade, converse com amigos, pais, parentes, comigo rsrs.
Não sei se esse post ajudou vocês mas, só queria compartilhar com vocês essa experiência.
Qualquer dúvida, me mandem email, vou adorar conversar com vocês sobre isso, tirar as dúvidas de vocês!
Mandem para omundodebella@gmail.com
E vocês, já trabalharam, ou querem?
Espero ter ajudado!
Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste post? Deixe sua opinião!